Caso queira que seja retirada alguma foto de estudante do blog, entre em contato com a escola que serão tomadas as devidas providências.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dia 30 de agosto - Feriado Municipal

Para visualizar as imagens em tamanho maior, basta clicar com o mouse sobre as mesmas.

Conforme previsto no Calendário Escolar 2012, NÃO haverá aula nos dias 30 e 31 de agosto do corrente, ou seja, na próxima 5ª e 6ª feira.
Motivo: Dia 30/08Feriado Municipal, instituído pela Lei Nº 1.981/89 e Dia 31/08 recesso escolar.


Encontro da Escola Acolhedora em 22/08/2012










No último sábado, dia 22 de agosto, reuniram-se à Sede da nossa Escola, a comunidade escolar para debate sobre a minuta do Regimento Escolar.
Na oportunidade, a diretora Adriana Lott apresentou os índices alcançados pela escola no IDEB/2011, que mostraram melhoria nos resultados.
Confiram acima alguns flashes de mais este encontro do Projeto Escola Acolhedora.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Parabéns Pedagogas pelo seu dia!






"Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade"
Paulo Freire

Aproveitamos esta oportunidade,para expressar a vocês, pedagogas da nossa escola, a nossa admiração e respeito.

Muito obrigada Ana Maria, Ariadne e Maria Carmen por nos ensinarem, com o próprio exemplo, a sermos cooperadores neste árduo, mas encantador ofício de educar!


quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Comemoramos aumento no IDEB 2011 para 5,9%








(Para visualizar as imagens em tamanho maior, basta clicar com o mouse sobre as mesmas)
Compartilhamos com toda comunidade escolar a alegria de estarmos entre as sete melhores escolas municipais de Contagem.
A conquista do índice de 5,9% do IDEB é resultado de um trabalho sério, bem como da dedicação e do compromisso de toda a equipe de educadores para com o aprendizado de nossos estudantes.
A todos vocês, o nosso muito obrigada!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Encontro da Escola Acolhedora no próximo sábado

Srs. Pais ou Responsáveis,

Informamos que no próximo sábado, dia 18/08/2012, às 8 horas, teremos mais um encontro da Escola Acolhedora, para definição do Regimento Escolar, a partir das sugestões que foram encaminhadas.

Contamos com sua presença!



sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Confira as fotos do Arraiá do Juaquim - 2012


Para ser direcionado ao álbum do Picasa, contendo as fotos do "Arraiá do Juaquim/2012", basta clicar sobre a foto acima. Divirta-se! e, não se esqueça, que ano que vem tem muito mais... Contamos com a sua presença em 2013!

DICAS ÚTEIS PARA ESTUDANTES

Como melhorar seu rendimento nos estudos.

Muitas pessoas consideram o estudo como algo complicado, difícil, e até chato, e isso faz com que passem a ter dificuldades na hora de estudar. Abaixo temos algumas sugestões para melhorar o hábito de estudo:

* Primeiramente defina um horário do seu dia para se dedicar aos estudos, não existe um horário melhor ou pior, isso vai variar de pessoa para pessoa, e quem vai descobrir qual o melhor horário é você mesmo. O ideal é fazer isso todos os dias, não deixar tudo para estudar um dia antes da prova, pois assim não irá aprender nada. O tempo ideal para cada dia também dependerá de você, tudo vai depender da sua dedicação, uma dica é em uma hora de estudo, fazer um intervalo de dez minutos.

* No ambiente de estudo é essencial que seja um local calmo, claro e bem ventilado, e de preferência que seja do seu agrado. Não deve haver nenhum elemento que possa desviar a sua atenção, como rádio, televisão, telefone, computador. Jamais estude deitado, na hora de estudar é importante que esteja sentado, e com a postura correta, para não perder a concentração.

* Os materiais que serão utilizados devem estar organizados próximos de você. Faça também um planejamento de tudo que tem que estudar para não esquecer de nada.

* É importante que na hora de estudar você esteja bem alimentado, a fome prejudica os estudos, o raciocínio, e o entendimento do conteúdo, mas não fique comendo ao mesmo tempo em que estiver estudando, faça as refeições antes e depois dos estudos. Quando fizer refeições muito pesadas, dê um tempo de uma hora para a comida fazer a digestão.

* Tente se concentrar o máximo possível, procure se interessar mais pelo o que você estuda. Mas a concentração tem um limite, e quando o limite dela é ultrapassado, a pessoa perde totalmente a concentração nos estudos, e neste caso é melhor parar, relaxar, para depois retomar, se for o caso.

* Deixe o seu sono em dia, durma no mínimo 8 horas por dia.

* Pratique atividades físicas, e mantenha a boa alimentação, pois um corpo saudável reflete em uma mente saudável.


Indicação de Sites para Estudantes

Alguns sites para o Estudante

  • A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa é um projeto que visa oferecer recursos educacionais úteis para estudantes e professores, ajudando a suprir a carência de bibliotecas escolares no país e de materiais de qualidade em língua portuguesa na Internet.
    http://www.bibvirt.futuro.usp.br

  • Teste vocacional grátis preparado oferecido pelo site Guia do Estudante. Descubra o que você quer ser da vida e conheça seu potencial no mercado de trabalho. Faça agora o teste vocacional online.
    (Link Grátis para Testes e Quizz)
    http://guiadoestudante.abril.com.br/aberto/tvo/index.shtml

  • Site para vestibulandos que oferece informações sobre cursinhos, faculdades, gabarito de provas, listas, dicas sobre redação, carreiras, resumos, testes e enem. (Português)
    http://www1.uol.com.br/vestibuol/

  • Site sobre vestibular com calendários de provas e inscrições, lista de aprovados, gabaritos, lista de livros obrigatórios, testes e simulados. (Português)
    http://educaterra.terra.com.br/vestibular/

  • Agora você vai poder fazer um curso de Inglês Gratuito, on line, com dicionários, tradutores, músicas traduzidas, jogo, exercícios on line, simulados e prova. (Português)
    http://www.inglescurso.net/

  • Site do MEC (Ministério da educação) com informações sobre seus projetos, notícias sobre educação, faculdades, inclusão educacional, ensino médico e fundamental, censo educacional e enem. (Português)
    http://portal.mec.gov.br/

  • Site oficial da prova do Enem. Veja os resultados do Enem, gabarito do Enem, provas do Enem, lista de aprovados, resultados e estatísticas (Português)
    http://www.inep.gov.br/enem

  • Site de vestibulandos do com mais de 300 resumos de livros, revisões para estudo, exercícios resolvidos, simulados por assunto e dicas para redação. (Português)
    http://www.webvestibular.com.br/

Parabenizamos a todos os estudantes pelo seu dia!

Clique na imagem para ampliá-la.

Estudar é como conhecer mundos diferentes;
Tempo de novidade a cada dia;
Tempo de alegria a cada hora.
Querido(a) aluno(a), parabéns pelo seu dia!

Curiosidades sobre o Dia do Estudante

O Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagem a todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal.

É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I.

Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades.

Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil.

A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos.

Nossa Festa Junina foi um sucesso. Confira alguns flashes...

Existem vários tipos de pais...Que tipo é você?!

Para visualizar a imagem clique sobre a mesma

PARA REFLETIR...

Tem pai que ama,tem pai que esquece do amor.
Tem pai que adota,
tem pai que abandona,
Tem pai que não sabe que é pai,
Tem filho que não sabe do pai.
Tem pai que dá amor.
Tem pai que dá presente,
Tem pai por amor,
Tem pai por acaso,
Tem pai que se preocupa com os problemas do filho,
Tem pai que não sabe dos problemas do filho...
Tem pai que ensina,tem pai que não tem tempo, tem pai que assume,
Tem pai que rejeita,tem pai que acaricia,
Tem pai de todo jeito.
E você?!
Que tipo de pai você é?!
Eu quero um pai, apenas um pai que esteja consciente do amor que tem para dividir...
Eu quero um pai, apenas um pai que seja AMIGO!

Um abraço carinhoso a todos os pais e que
DEUS PAI os abençoe a todos!


Parabéns Papai!

Para uma melhor visualização do cartão, posicione o mouse sobre a imagem e dê um clique.

Parabenizamos a todos os pais que se empenham na educação de seus filhos e que se propõem a ser a diferença através de sua presença amiga, de sua generosidade e de seu exemplo de vida!
A todos vocês, papais tão especiais, o nosso muito obrigado!


Curiosidades sobre o "DIA DOS PAIS"


Você sabe como foi instituída a data para homenagem aos Pais e por que esta data é diferente em vários países do mundo?!... Leia o texto abaixo e veja que interessante!

História do Dia dos Pais

Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...
Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.
Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais. O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto. Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto. Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cadastramento Escolar 2012/2013


Deverão ser cadastrados (as):
  • Crianças com 06 anos completos até 31/03/2013, para o início do Ensino Fundamental.
  • Candidato(a) a vaga nos demais anos do Ensino Fundamental, que deseja ingressar nas redes públicas de ensino ou retornar aos estudos.
  • Crianças atendidas na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, nascidas até 31/03/2007.

Documentos necessários:
  • Certidão de Nascimento da criança - cópia e original;
  • Comprovante de residência (em nome dos responsável legal) - original e cópia;
  • comprovante de escolaridade (caderneta, boletim, declaração de escolaridade) - nos casos de transferência para a rede pública ou retomada de estudos.

Período:
  • 06 a 10 de agosto de 2012.

Locais:
  • Escolas Municipais e Escolas Estaduais